A Entogenex Europe pretende implementar um centro de investigação, desenvolvimento e produção de inseticidas biodegradáveis e não tóxicos para outras espécies ou ambiente.
Além disso, pretende desenvolver uma linha de pesticidas agrícolas específicos, não tóxicos e biodegradáveis.
A tecnologia utilizada baseia-se na identificação e sequenciamento de peptidos moduladores da biossíntese de enzimas essenciais para a digestão dos diferentes organismos, seguida da sua codificação no genoma de levedura, levando à sua expressão intracelular regulada com a otimização do processo fermentativo.
A biomassa gerada é inativada gerando um produto formulado que pode ser fumigado ou aplicado no controle de mosquitos das espécies Aedes spp (transmissores de arboviroses -dengue, zika, chikungunya, febre amarela, etc), Anopheles spp (transmissor da malária) e das espécies Culex spp (transmissores de encefalites, febre do Nilo Ocidental).
A tecnologia permite também desenvolver uma aplicação para espécies específicas que afetam a agricultura mediterrânica como a oliveira/azeitona, frutas vermelhas e outras.
Palavras chave – inseticidas, pesticidas, não tóxicos, biodegradáveis, controle de mosquitos, pestes agrícolas, arboviroses, malária, defensivos agrícolas.
Participantes:
– Entogenex International Pte. (Singapura);
– Entogenex Industries Sdn, Bhd (Malásia);
– IPP Portalegre (Portugal);
– INIAV (Portugal – Elvas, Oeiras, Santarém);
– CBE (Braga, Portugal);
– Biolotus Biotech Ltda. (Brasil).
Promotor: João TransmontanoMorada: BioBIP – Campus Politécnico Nº10 Código Postal: 7300-555 Localidade: Portalegre E mail: jrtransmontano@aol.com Site: www.entogenex.eu Telefone: 919 787 663 |
Sala 2.4 |