A BioBIP recebeu, no dia 10 de maio, o seminário dedicado à temática da Economia Circular, organizado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, que pretendeu cruzar experiências a decorrer em Portugal e Espanha, dando a conhecer a atividade dos seus investigadores e técnicos.
Esta iniciativa surge com o enquadramento institucional da C3i e do Valoriza (Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos) do IPPortalegre e decorre do envolvimento do Instituto no Fórum da Economia Circular do Alentejo e da participação em inúmeros projetos na área da valorização energética e de resíduos.
Pretende, acima de tudo, dar corpo à ideia de um Laboratório Circular ancorado na BioBIP – Bioenergy Business Incubator of Portalegre, espaço que desde há dois anos tem apoiado iniciativas empresariais e projetos em parceria com as empresas.
A iniciativa contou com a presença da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, com o Laboratório Circular do Ecoembes (Logrono-Espanha), com o Cicytex (Extremadura-Espanha) e com o projeto Alentejo Circular (ISQ e UEvora).
Da parte da tarde, depois de uma visita às instalações da BioBIP, decorreu uma sessão de divulgação de ideias e projetos em formato de pitch para encontrar sinergias e identificar colaborações, explorando a multidisciplinaridade do tema e os novos desafios para o interior.