O Politécnico de Portalegre esteve representado no stand da Volta ao Conhecimento, em Portalegre, a 3 de agosto.
A cidade acolheu o final da 2ª etapa da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta, prova que dá a conhecer, através da iniciativa Volta ao Conhecimento, a ciência e as inovações tecnológicas que ligam as instituições de ensino superior às empresas e às regiões onde estão inseridas.
Neste âmbito, foi apresentado no programa da RTP “Há Volta”, o projeto NJOY, que pretende fazer uso da tecnologia para auxiliar pessoas com distrofia muscular e com algum tipo de necessidades especiais ao nível da comunicação e da aprendizagem. Este projeto nasceu de uma parceria entre o Politécnico de Portalegre e a Escola Secundária Mouzinho da Silveira.
O NJOY, trata-se de uma aplicação informática que usa como métodos de interação um joystick, feedback de voz e um sistema alternativo de comunicação à base de símbolos que visa aumentar ou compensar dificuldades de comunicação e linguagem. O sistema foi dado a conhecer por Valentim Realinho, docente e investigador do Politécnico, e a demonstração esteve a cargo do professor Paulo Páscoa, da Escola Secundária Mouzinho da Silveira.
A Volta ao Conhecimento, é uma iniciativa desenvolvida em conjunto, entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Volta, a RTP, a Secretaria de Estado da Energia e diversas instituições de Ensino Superior.