No âmbito de um projeto de valorização termoquímica das borras de café, desenvolvido na BioBIOP Energy, foi testava a viabilidade de utilizar este resíduo para obtenção de energia elétrica.
A presente investigação teve como objetivo gaseificar a borra de café, previamente seca e transformada em pelete, para obtenção de um melhor combustível.
A gaseificação térmica é um método altamente eficaz, já que converte resíduos biomássicos, através de uma combustão incompleta, num gás rico em hidrogénio e monóxido de carbono. Este produto é utilizado para produzir eletricidade através de motores de combustão interna ou turbinas a gás.
A procura de energia tornou-se gradualmente um fator crítico para o sector industrial a nível mundial. Por essa razão, tecnologias baseadas em fontes renováveis de energia, como resíduos de biomassa, foram desenvolvidas e promovidas como alternativa às atuais fontes.
A vantagem da produção de combustível ambientalmente benéfico, em substituição aos combustíveis fósseis para a obtenção de energia, permite que o CO2 emitido seja consumido durante o crescimento da biomassa, associado à valorização de um resíduo como a borra de café que, atualmente, chega aos seis milhões de toneladas depositadas em aterro, sem qualquer aproveitamento.