Na sequência do I Fórum de Economia Circular do Alentejo, realizado no dia 5 de junho de 2017, nas instalações da CCDR Alentejo, em Évora, foi criado um grupo no seio do Instituto Politécnico de Portalegre que trata a temática da Economia Circular nas suas múltiplas vertentes.
A importância da definição de uma estratégia do próprio IPPortalegre para esta área está inerente ao desafio lançado pelo Ministério do Ambiente através do Plano de Ação para a Economia Circular e da sua consubstanciação no Projeto Regional para a Economia Circular dinamizado pela CCDRA.
O Instituto, através das suas escolas, e, principalmente, a partir das suas ligações às vertentes da bioenergia, da agroindústria, da produção agrícola e desenvolvimento do território, assume-se como um parceiro com competências claras nos domínios da ciência e da tecnologia.
A primeira reunião do grupo de arranque ocorreu no passado dia 12 de setembro nas instalações da BioBIP e juntou 8 docentes das várias escolas do IPP. Houve oportunidade de identificar as áreas em que existem já projetos que se integram nas ações previstas pelo Plano de Ação governamental e temáticas em estudo por parte de alguns dos investigadores do IPP. Os participantes na reunião, dinamizada por Rui Pulido Valente, assumiram o compromisso de preparação de uma proposta de plano de ação até ao final do mês de outubro.