Passados 2 meses e 2 dias desde que foram confirmados os primeiros casos de covid-19 em Portugal, e apesar do momento de grande incerteza que continuamos a viver, colocando à prova, a cada momento, a capacidade de resiliência de todos a mudanças que nos obrigam a sermos diferentes daquilo que sempre fomos – uma sociedade de afetos, socialmente próxima – podemos afirmar que este momento de grande adversidade serviu também para comprovar, se dúvidas existissem, que #temosdefactoosmelhores!
Se é verdade que Portugal tem sido apontado como um caso de sucesso, o que se deve acima de tudo à forma fantástica como o povo Português tem sabido respeitar os tempos deste momento, não é menos verdade que a comunidade do Politécnico de Portalegre tem sido exemplar, não só pela forma incrível como todos, sem exceção, se adaptaram às novas realidades de teletrabalho e de ensino a distância, mas também pela forma como as empresas e os seus colaboradores, os docentes e os não docentes, os estudantes e os investigadores continuaram a trabalhar “de mãos dadas”, em prol de um bem comum… Não parámos! Nunca parámos! Unimo-nos ainda mais e não deixamos ninguém para trás! Produzimos viseiras, produzimos álcool gel, apoiamos a investigação, as empresas incubadas na nossa BioBIP, a ULSNA, as IPSS da região, e todos os parceiros que nos procuraram durante este período. Ajudámos e fomos ajudados. “Abraçamos” esta nova realidade, sabendo que não seria fácil, mas que juntos venceríamos.
Foram muitas as alterações introduzidas nas nossas vidas, considerando os impactos decorrentes das medidas de contingência adotadas mas, para cada uma delas, com o apoio de todos, direções das escolas, presidentes dos órgãos científico-pedagógicos, coordenadores dos departamentos, coordenadores de curso, foi possível desenvolver respostas específicas para mitigar os constrangimentos provocados. Juntos, mantivemos em funcionamento as nossas unidades de investigação e a incubadora de base tecnológica (BioBIP); intensificámos os serviços de informática; distribuímos equipamentos e melhorámos a plataforma informática interna para dar resposta às metodologias de ensino a distância, incluindo avaliações; implementámos um serviço de piquete informático e helpdesk, a funcionar tanto por e-mail como por telefone, disponível para estudantes, e colaboradores docente e não docentes; reforçámos os serviços de apoio psicológico, que passaram a ser garantidos em regime não presencial, a estudantes, colaboradores e respetivos familiares, e intensificámos as campanhas de comunicação formal e informal, não só para garantir a proximidade necessária, em tempos de distanciamento social, mas também como forma de relembrar que continuamos aqui para o que for preciso!
Numa data, que marca a primeira fase do plano de desconfinamento e em que, pouco a pouco, alguns estabelecimentos de comércio local retomam a sua atividade, embora debaixo de novas regras de distanciamento social, importa essencialmente que todos sejamos capazes de respeitar este momento, reconhecendo que nada está ganho! No Politécnico de Portalegre, continuaremos, como sempre, disponíveis para apoiar todos aqueles que de nós precisem…
Estamos e continuaremos juntos!
Um abraço,
Luís Loures
Vice-Presidente do Politécnico de Portalegre