Jovens estudantes e diplomados do Politécnico de Portalegre e representantes de associações juvenis participaram num dos Encontros de participação para promover o surgimento de propostas, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo IPDJ, que contou com o apoio do Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do IPP.

Realizado na instalações da ESTG-IPP, a 19 de junho, o Encontro do Orçamento Participativo Jovem, contou com a presença de Miguel Rasquinho, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Carlos Manuel Pereira, Vogal do Conselho Diretivo do IPDJ e Albano Silva, Presidente do Politécnico de Portalegre.

Neste encontro foram debatidas ideias entre os jovens participantes, que poderão oficializar as suas propostas para serem, se escolhidas, implementadas. Estes projetos de investimento público podem ser apresentados por cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, numa das seguintes áreas temáticas: desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade cultural, como foi explicado por Tiago Teotónio Pereira.

Da edição de 2017 do Orçamento Participativo Jovem resultou um protocolo com a Cerci Portalegre, representada nesta sessão por Conceição Bagina, no valor de cerca de 30.000€, para a concretização de um banco de ajudas técnicas desportivas que disponibiliza equipamentos para desporto adaptado. Este centro de recursos desportivos ficará instalado em Portalegre, mas servirá todo o Alentejo.

Nesta edição de 2018, estão destinados 500.000€ da dotação orçamental do IPDJ, equivalente a 10% do valor total global do orçamento participativo.

Mais pormenores em https://opjovem.gov.pt