O impacto da Covid-19 nas empresas incubadas na BioBIP é uma preocupação para a Presidência do Politécnico de Portalegre e Direção da incubadora, para poder, de acordo com as necessidades, prestar apoio a estes projetos.
Assim, tendo em conta a situação epidemiológica atual, foi aplicado durante o mês de abril um questionário junto dos promotores das empresas incubadas na BioBIP, por forma a avaliar o impacto da pandemia na sua atividade, sobretudo ao nível do emprego e empregabilidade, volume de negócios e pedidos de apoios financeiros.
Do tratamento e análise das respostas recebidas salienta-se a grande capacidade de adaptação das empresas incubadas a esta nova realidade, tendo a maioria optado pelo regime de teletrabalho sem dificuldades, revelando-se ainda uma forte dinâmica empresarial e espírito empreendedor entre todos os promotores.
Sendo a BioBIP uma incubadora de base tecnológica, para a maioria das empresas esta está a ser uma fase adaptação esperando-se um aumento do número de postos de trabalho e volume de vendas a curto/médio prazo.
Todas a empresas que revelaram ter recorrido a apoios financeiros, nomeadamente empréstimos bancários, fizeram-no por terem tido um aumento significativo na procura dos serviços/produtos que prestam/produzem, justificando o risco com a possibilidade de crescimento rápido da empresa.