O Politécnico de Portalegre acolhe, ao longo de três meses, cerca de 30 alunos ao abrigo do programa “Escola de Verão” que integra a iniciativa “Verão com Ciência”.
Das candidaturas submetidas pelo Politécnico de Portalegre, foram aprovados dois projetos: “Tecnologias para uma biorrefinaria de resíduos” que se concentra na área do Ambiente, tendo como responsável o Professor Paulo Brito, sendo que o outro projeto aprovado foca-se na área de Desenvolvimento Sustenável/Alterações Climáticas/Sustentabilidade, “Climate Smart Productive Planning” sendo o Professor Luís Loures o investigador responsável.
Ambos os projetos tiveram uma componente letiva/formação que se deu início no princípio de agosto, e uma componente prática, onde atualmente estão a ser desenvolvidas atividades práticas de acordo com cada projeto submetido e aprovado.
O projeto visa promover a iniciação cientifica dos estudantes envolvidos, sendo desenvolvido na Unidade de Investigação o VALORIZA (Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos), utilizando o espaço da BioBIP Energy para desenvolver algumas das atividades.
A FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a DGES – Direção Geral do Ensino Superior lançaram a iniciativa “Verão com Ciência”, uma Call lançada para apoiar o desenvolvimento de projetos integrados de I&D e formação superior, que contribuam para o processo de estabilização económica e social através de qualificação superior a desenvolver no Verão de 2020 em resposta à pandemia do COVID-19.