Raul Pereira Micena e Victor Arruda, investigadores brasileiros que desenvolveram a sua pesquisa na BioBIP Energia, concluíram, com sucesso, os seus doutoramentos.
Os dois investigadores realizaram a componente prática dos seus projetos através de um programa de doutoramento sanduíche entre as respectivas Universidades e o Politécnico de Portalegre, com bolsas financiadas pelo governo brasileiro.
Na sua tese de doutoramento,Victor Arruda apresentou análises técnicas, económicas e ambientais do uso de syngas e biodiesel em motor de combustão interna, para geração de energia elétrica. Foram ainda apresentados resultados de experiências de cogaseificação de uma mistura entre resíduos sólidos urbanos (RSU) e pellets de biomassa para a produção do gás de síntese (syngas) para, em seguida, alimentar um motor de combustão interna operando com biodiesel, um biocombustível produzido através da transesterificação de óleo de fritura usado. Esta investigação foi desenvolvida no ano de 2020, no âmbito do projeto “Uso de Misturas Syngas/Biodiesel em MCI para a Geração Descentralizada de Energia” – CAPES/FCT firmado entre a Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá – FEG/UNESP (Brasil) e o Politécnico de Portalegre.
Raul Micena realizou a sua investigação entre outubro de 2022 e maio de 2023 sob a orientação do Prof. Doutor José Luz Silveira da Universidade Estadual Paulista – UNESP e o Prof. Doutor Paulo Brito do Instituto Politécnico de Portalegre, com o objetivo de analisar opções para aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos, com foco na redução das emissões de gases de efeito de estufa. Foram ainda realizados estudos sobre gaseificação de biomassa e plásticos residuais, bem como sobre digestão anaeróbia de resíduos alimentares. Raul Micena também teve a oportunidade de participar ativamente em eventos académicos organizados pelo IPPortalegre, onde se inclui o 3º Workshop WASTE2H2 – “Tecnologias de ponta para conversão de resíduos em gás” e a Conferência Internacional sobre Água, Energia, Alimentação e Sustentabilidade (ICoWEFS 2023), realizada em Leiria. Estas participações proporcionaram oportunidades valiosas para troca de conhecimento e divulgação dos resultados da investigação no campo das tecnologias de aproveitamento de resíduos e sustentabilidade.
Também Daniel Diaz Perete, aluno de doutoramento da Universidade de Jaén, concluiu a tese intitulada “Aplicación de Nuevas Metodologías BIM a La Tecnología de Fabricación Aditiva y Modelo por Inyección de Plástico”. Ao longo de mais de um ano, Daniel realizou a componente prática da investigação na BioBIP Energia, onde se dedicou à valorização energética de resíduos plásticos provenientes dos processos de injeção e impressão 3D. A estudo inovador esteve relacionado com gaseificação térmica destes resíduos para a produção de energia. Daniel utilizou ainda os materiais não convertidos, subprodutos do processo de gaseificação, para inserir em provetes de betão para explorar a resistência mecânica num contexto que combina engenharia de materiais e sustentabilidade ambiental. A abordagem multidisciplinar destaca a amplitude da investigação realizada e também o potencial para impactar positivamente várias áreas.
A tese foi avaliada pelo Professor Doutor Pedro Romano, investigador VALORIZA e Professor da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design do Instituto Politécnico de Portalegre.