A ENOVE+ TECH decorreu nos dias 29 e 30 de abril, no Campus Politécnico em Portalegre, e incluiu, na sua programação, a 6ª edição das Jornadas de Informática e um Seminário sobre biocombustíveis.
As Jornadas de Informática, destinadas, particularmente, aos alunos dos CTeSP e Licenciatura, iniciaram a 29 de abril com apresentações por parte de especialistas sobre temáticas relevantes da atualidade, como a Inteligência Artificial, Gen AI, Cibersegurança e Robotic Process Automation, desde logo Sérgio Correia, docente do Politécnico de Portalegre e representantes da MUNU Technologies, Kyndryl e Instituto de Informática.
Esta 6ª edição das Jornadas da Informática prosseguiu com uma mesa redonda que juntou diplomados do Politécnico de Portalegre e que resultou num diálogo aberto sobre o percurso académico e o ingresso no mundo do trabalho. Já uma tradição deste evento são as apresentações dos alunos de Projeto de Engenharia Informática no 5 Minutes Project Pitch.
O dia 30 de abril abriu com apresentação de empresas da área da informática, decorrendo, simultaneamente, uma mostra empresarial.
Durante a tarde, destaque para outra área das tecnologias, ligada à produção e utilização de biocombustíveis, e respetivos desafios e oportunidades em Portugal.
Neste seminário, que teve lugar na BioBIP, marcou presença um painel de representantes de empresas relevantes do setor e docentes do Politécnico de Portalegre, como a ABA-Associação de Bioenergias Avançadas, Ferbgas, Floene, Prio, Transnil e Valoriza – Centro de Investigação de Recursos Endógenos do Politécnico de Portalegre.
A sessão contou com dezenas de participantes, entre estudantes, professores, profissionais e outros interessados nas bioenergias, que assistiram as comunicações presencialmente ou à distância a partir, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, mostrando que o futuro, em especial para o biometano, hidrogénio e outros gases renováveis, se apresenta bastante promissor.
O seminário encerrou com uma visita à BioBIP Energia, um centro de experimentação semi-industrial, à escala piloto, com equipamentos e apoio laboratorial, de tecnologias na área da bioenergia, situado na BioBIP.
A ENOVE+ TECH resultou de uma organização conjunta entre Núcleos de Estudantes da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, docentes das áreas da informática e bioenergias, e o Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do Politécnico de Portalegre.