A Rede de Incubadoras do Alentejo constituída pelo Instituto Politécnico de Beja, ADRAL, NERE, PACT, ANJE e pelo Instituto Politécnico de Portalegre, visita a cidade de Londres, de 22 a 25 de Maio, com o objetivo de conhecer as melhores metodologias no que diz respeito à promoção do empreendedorismo de base tecnológica.
A visita de quatro dias teve o seu início com a receção na Embaixada de Portugal, sede da AICEP, pelo responsável da organização, Rui Marques, que tem como missão ser um facilitador das relações comerciais entre Portugal e o Reino Unido.
Os representantes da Rede de Incubadoras visitaram vários espaços de incubação, de projetos e empresas de base tecnológica, onde na sua maior modalidade de incubação funciona em cowork. Esse é o exemplo de Rainmaking loft, bem no coração de Londres, com mais de 200 espaços de cowork. Um espaço altamente tecnológico e colaborativo onde a sinergia entre projetos e promotores é bastante notória. Este espaço é considerado, por muitos, o melhor espaço de cowork para startups de base tecnologia em Londres.
A London Business School foi igualmente paragem obrigatória, em conjunto com o Deloitte Institute of Innovation and Entrepreneurship. Com o foco na inovação procuram sempre fazer crescer os projetos que apoiam de forma a gerar riqueza e resolvendo muitos dos problemas do mundo.
Enfatizamos ainda a visita ao London Facebook, com mais de 2000 colaboradores, divididos em vários edifícios. Foi percetível a forma global do funcionamento de uma das maiores organizações do mundo. Aqui impera a criatividade e o talento de quem lá trabalha e faz crescer dia a dia a maior rede social.
Criatividade, inovação e empreendedorismo, sempre num ambiente descontraído, são as palavras mais usadas no meio empresarial de startups.