A 15ª edição do Concurso Nacional do Poliempreende vai decorrer em Portalegre de 10 a 14 de setembro, sob a coordenação do Politécnico de Portalegre.
O Alto Alentejo recebe durante uma semana, de 10 a 14 de setembro, as 18 equipas vencedoras das edições regionais e os coordenadores de cada instituição do concurso Poliempreende. Os cerca de 80 participantes representam 22 institutos politécnicos, as escolas superiores não integradas e as escolas politécnicas das universidades portuguesas, 2 universidades espanholas e o Politécnico de Macau.
O programa desta edição inclui visitas à região, estando as apresentações dos projetos empreendedores agendadas para os dias 13 e 14 de setembro, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPPortalegre.
A Caixa Geral de Depósitos, o Grupo Nabeiro Delta Cafés, a Fidelidade e a Ordem dos Contabilistas Certificados são as entidades patrocinadores da 15ª edição do Poliempreende, atribuindo os seguintes prémios:
1º Lugar – Prémio Caixa Geral de Depósitos – 10 000 euros
2º Lugar – Prémio Fidelidade – 5000 euros
3º Lugar – Prémio Ordem dos Contabilistas Certificados – 3000 euros
Prémio Delta Inovação – 2500 euros
Prémio Delta Internacional – 1500 euros
O Politécnico de Portalegre mantém há vários anos protocolos com as referidas entidades, com as quais tem desenvolvido diversas parcerias.
O Poliempreende é uma atividade da rede de instituições de ensino superior, que surgiu em 2003. Esta é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. O objetivo é fomentar uma cultura empreendedora e que impulsione o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes, estimulando o empreendedorismo e proporcionando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.