Softinsa/IBM, projeto incubado na BioBIP, apresentou o projeto “Transformar Portalegre numa Cidade Inteligente”.
A equipa recém-formada do Centro de Inovação da Softinsa em Portalegre e que centra a sua atividade no desenvolvimento de tecnologia para smartCities/IoT, apresentou este projeto que assenta na remodelação da Rede de Iluminação Pública do concelho de Portalegre, com luminárias de tecnologia LED, o que implica a substituição de cerca de 5.846 luminárias em todo o concelho.
Nesta altura foram já implantados de cerca de 50 % deste total de luminárias, bem como a instalação de uma infraestrutura LoRA, composta por mais de uma dezena de antenas.
A conversão do sistema de iluminação convencional vai permitir a implementação de um sistema de telegestão individualizada nas luminárias, resultando numa poupança energética na ordem dos 78%.
A rede LoRA agora instalada no concelho de Portalegre constitui uma base de partida para outros projetos de IoT, ao nível da telegestão do consumo de água, regas, segurança, qualidade do ar, entre outros.
A apresentação teve lugar na Câmara Municipal de Portalegre, a 20 de julho de 2021 e foi conduzida pela Softinsa/IBM e pela Amener.